Convergência definitiva para o tema "Economia Criativa"
Clique na imagem abaixo para visitar o novo site relacionado (além do livro da postagem anterior e de possíveis outros, disponibilidade de cursos, artigos, palestras, pesquisas e textos em jornais).

22/10/2018
 Adaptação em livro da dissertação de mestrado. Clique na imagem abaixo para ler gratuitamente a versão digital:

10/2015
Retorno ao Brasil com a dissertação de mestrado defendida. Clique na imagem abaixo para lê-la:

9/2013 - 9/2015
Pausa para um mestrado na área, em Coimbra (Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo). Deixe os seus comentários aqui. Blog de uma das disciplinas aqui.
.
23/8/2013
Confira um resumo do chat realizado ontem no Portal do Desenvolvimento Local.
.
22/8/2013
Oficina para balanço da parceria com o MDS e debate sobre possibilidades de ampliação das ações (com apresentação da experiência do Programa Vida Melhor, pelo Governo da Bahia, e análises conceituais, pela Universidade Católica de Salvador).
.
20/8/2013
.
.13/8/2013
Ciclo de Debates Bolsa Família 10 anos - Bolsa Família e Trabalho
Mitos contra mitos... Muita ideologia e política por trás dos argumentos e compilação de dados, pra variar.
.
Metodologia Sebrae de Desenvolvimento Territorial em Regiões Urbanas de Baixa Renda
Versão 2.0, leia aqui.
.
31/7/2013
 "Empreendedorismo, Inclusão Produtiva e Progressão Social: possibilidades participativas no Plano Brasil sem Miséria". Leia esse artigo, fruto de especialização pela Secretaria Geral da Presidência da República e pela UFMG (Formação de Conselheiros Nacionais em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais), clicando na imagem abaixo:

.
.17/6/2013
 Mostrando o Programa Negócio a Negócio na prática aos parceiros do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em Samambaia.
.
11/6/2013
Embasando a metodologia Sebrae de desenvolvimento territorial em regiões urbanas de baixa renda (periferias).
.
. 27/5/2013
Encontro Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae
 "Precisamos difundir conceitos de gestão e suscitar nos jovens o desejo de empreender. Não vai haver carteira assinada para todos no século 21. O empreendedorismo tem que ser uma alternativa real de inclusão produtiva" (Luiz Barretto, Presidente do Sebrae).
.
25/4/2013
Aproximando a cidade dividida com inclusão produtiva (II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável).

. 17/3/2013
Matérias sobre o nosso trabalho:


Governo prepara estudo para entender saída do Bolsa Família 

Desafio do governo ainda é diminuir desigualdades regionais

Com próprio negócio, pequenos comerciantes conseguem deixar o Bolsa Família

Abacaxi garante renda a famílias do Rio Grande do Norte


26/2/2013
 Parceria com o GRU Airport assinada: inclusão produtiva e desenvolvimento econômico para o entorno do aeroporto. Um modelo para os demais, neste momento de reestruturações em todo o país.
.
11/12/2012
Entregando oficialmente os certificados para a primeira turma do projeto com a Intelbras e com as Forças Armadas, pela inclusão produtiva de quem sai do quartel sem perspectivas. 
.
5/12/2012
Algumas das visitas técnicas aos projetos do Sebrae nos Territórios da Cidadania (ótimo site sobre o trabalho do Sebrae/PR aqui). Maranhão, Rio Grande do Norte (2) e Paraná, de baixo para cima. Essa última, com o nome da fábrica da cooperativa, retrata bem os resultados de inclusão produtiva alcançados: "Conquista".

.
25/9/2012
Emplacando a inclusão produtiva por meio do empreendedorismo como diretriz em São Paulo, para posterior inclusão na política nacional de desenvolvimento regional... 
. .
14/9/2012
Nos Diálogos do Governo com a sociedade civil (Plano Brasil sem Miséria), muitos participantes levantaram a questão do desenvolvimento econômico do país e possíveis distorções, etc. A resposta foi no sentido de que já há outras iniciativas governamentais relacionadas, como o Plano Brasil Maior. Mas, de fato, intersecções mais efetivas são fundamentais. Daí a oficina de trabalho de hoje para a construção de uma estratégia de convergência entre os dois planos, e o foco estratégico é justamente a inclusão produtiva. O crescimento inclusivo exige, além do trabalho em encadeamento produtivo, uma atenção especial ao chamado "efeito renda" (oportunidades de negócio não diretamente relacionadas aos grandes investimentos) e consequentemente a consolidação de um mapa de oportunidades.
.
.24/8/2012
Com a parceria já firmada, participação do Sebrae no Encontro Nacional dos Núcleos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio). 
.
8/8/2012
Finalmente uma iniciativa para a participação social no Plano Brasil sem Miséria. A proposta baseia-se na premissa de que uma política pública que consiste na agregação e intensificação de programas já existentes aproveitará os respectivos mecanismos participativos em andamento. Ocorre que, com exceção de raros exemplos, não há participação significativa da sociedade civil nesses programas já existentes, sem contar o fato de que apenas a envergadura das ações pretendidas já exigiria um planejamento específico. Esse planejamento, por sua vez, poderia observar particularmente uma possível representação do empreendedor individual, figura central no eixo de inclusão produtiva urbana do Plano.
.
3/7/2012
Matéria sobre inclusão produtiva vence etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo. 
.
18/6/2012

Até o dia 22 na Rio+20, vamos ver...
.
Realeza no SEBRAE pela Inclusão Financeira
9/5/2012
.
12/4/2012

Em Presidente Tancredo Neves, numa "Casa Familiar Rural". Ótima iniciativa (Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul da Bahia) da Fundação Odebrecht, à qual somamos forças agora.
.
Plano de Trabalho - Atuação do SEBRAE para a Inclusão Produtiva
Versão 1.0, leia aqui.
.
3 e 4/4/2012
Patrus Ananias, Renato Meirelles e MV Bill. Queríamos diversidade de perspectivas na plenária do Encontro Nacional de Inclusão Produtiva, e ficou mesmo interessante. Depois, no encontro das unidades de desenvolvimento territorial de todo o país, uma manhã com Ladislau Dowbor.
.
30/3/2012
Lançamento do Programa CRESCER (microcrédito produtivo orientado) em Osasco. Iniciativa interessante junto ao SEBRAE, que poderá ser replicada em outros estados (articulações em andamento no DF).   
.
Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária
28/3/2012
Objetivos específicos: "aperfeiçoar o trabalho realizado pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) junto aos micro e pequenos empreendedores, empreendedores individuais, associativismo, cooperativismo e agricultura familiar, visando à promoção da geração de renda, do emprego e da inclusão social com segurança sanitária; integrar e fortalecer as ações do SNVS com os demais órgãos e instituições governamentais e não governamentais, contribuindo dessa forma com o Plano Brasil sem Miséria, através de políticas públicas que visam à erradicação da miséria e ao crescimento econômico do país." Discussões no I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável
.
12/3/2012

Planejando o envolvimento do SEBRAE, com foco nos objetivos 1 e 8. Clique para saber mais. 
.
Rio + 20
Desenvolvimento com inclusão produtiva e superação da pobreza extrema. O SEBRAE participa.

.
Bahia

.
.
14/9/2011
Seminário realizado e Acordo de Cooperação Técnica entre SEBRAE e MDS assinado. Palestras disponíveis no YouTube (aqui).
.
1/9/2011  
.
2/6/2011
Foi lançado hoje o "Plano de Superação da Extrema Pobreza - Brasil sem Miséria", e o SEBRAE participa. Auxiliaremos, por exemplo, no atendimento aos empreendedores individuais beneficiários do Bolsa Família, possibilitando efetiva progressão social. Acompanhe aqui a evolução do projeto.